Paracatu, desde 1586, já era conhecida por europeus pela primeira bandeira percorrida pela cidade: a bandeira de Domingos Luis Grau. Posteriormente, sucessivas outras bandeiras passaram pela região, como as de Antônio Macedo (1590), Domingos Rodrigues (1596), Domingos Fernandes (1599) e Nicolau Barreto (1602-1604). Entretanto o povoado surgiu efetivamente com a chegada das bandeiras de Felisberto Caldera Brant e de José Rodrigues Fróis com a descoberta das abundantes jazidas de ouro e prata apesar de um certo tipo de povoamento, com o ciclo do couro, ter se iniciado anteriormente. Assim surgiu o Arraial de São Luiz e Sant'Ana das Minas do Paracatu.
Construído em 1999 pelo artista plástico Fábio Ferrer, o Chafariz da Traiana é uma obra que celebra o ano de 1798.
O motivo da data comemorativa está na elevação do Arraial de São Luiz e Sant’Ana das Minas do Paracatu à Vila de Paracatu do Príncipe. Quem mudou o posto foi Maria I de Portugal.
Mas não é apenas a data de elevação do arraial que o chafariz celebra. É também uma homenagem a todos os outros chafarizes que existiam na cidade que forneciam água aos moradores do arraial.
Sua construção deve ter sido iniciada em 1730. O frontispício é simples, lembrando as capelas do primeiro quartel do século XVIII. Ao corpo principal foram acrescentados dois corpos laterais mais baixos. “A ausência de torres sineiras no corpo da igreja, como a sua composição volumétrica, a aproxima da arquitetura religiosa goiana, fato explicável pelo povoamento da região estar vinculado à expansão paulista para os sertões de Goiás.” (IPHAN)
0 comentários:
Postar um comentário