Paricatuba, Manaus - AM !!
quinta-feira, 13 de outubro de 2022
Vila de Paricatuba, localizada a 30km de Manaus, às margens do rio Negro, no município de Iranduba, a Vila de Paricatuba resiste ao descaso do poder público. Apesar do abandono, o local continua a atrair visitantes que vão conhecer as ruínas de um casarão imponente do início do século, belas praias e ter uma visão privilegiada do rio Negro.
É uma extensão da Praia de Paricatuba, mas ficou conhecida por esse nome pela quantidade de restaurantes instalados no local. A arquitetura é simples, do tipo palafitas (casas de madeira suspensas por troncos). Há pelo menos quatro, todos servindo comida regional, como peixes fritos e assados, além de bebidas.
Construído em 1898 para servir de alojamento para imigrantes, o prédio teve várias destinações ao longo dos anos. Foi sede do Instituto Afonso Pena, Liceu de Artes e Ofícios, cuja inauguração contou com a presença do então presidente Afonso Moreira Pena, em junho de 1906. Administrado por padres franceses. membros da comunidade aprendiam técnicas de marcenaria, construção civil e artes. Depois, chegou a funcionar como casa de detenção e, em seguida, foi transformado no hospital Belisário Pena, para atender e abrigar portadores de hanseníase. Funcionou como hospital por quase 40 anos, só fechando às portas quando foi construída a Colônia Antônio Aleixo. Na época, a população achava que os hansenianos estavam contaminando as águas do rio, levando a doença para Manaus.
Balneario Ecologico e Restaurante 3 Irmaos, rodovia am 070 Km 70 21 Jaragua, Iranduba, Amazonas (Estado) O local funciona todos os dias, das 8h até as 17h. É proibido levar bebidas, comidas, caixa térmica e animais. O balneário dispõe de restaurante que serve bebidas e pratos a base de peixes regionais, carnes e frango. Um prato de tambaqui com acompanhamento custa a partir de R$ 50.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário