Steel Goose !!!

Rio de

Mourão

Janeiro

RJ

Diamantina !!

terça-feira, 23 de julho de 2019

Diamantina foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, com a construção de uma capela que homenageava o padroeiro Santo Antônio.

Participamos do 2º Festival de produção de Cervejas Artesanais , Queijos e Vinhos de Diamantina. 
- Três dias de exposição e comercialização dos produtos artesanais e gastronômicos na Praça do Mercado Velho. 
Instituto Casa da Glória
Acredita-se que ela tenha sido construída entre 1775 e 1800, por Manuel Viana. A casa é assim chamada porque posteriormente foi residência da Dona Josefa Maria da Glória.

Vesperata

Na cidade que respira música, a prática de dispor músicos em sacadas de casarões já era recorrente no Século XVIII. Segundo os pesquisadores Antônio Carlos Fernandes e Wander da Conceição (2007), uma música específica denominada “La Mezza Notte” possuía uma linha de composição que inspirou um maestro a destacar os blocos de solistas nas sacadas e janelas dos casarões para executá-la. Inspirada nessa prática a famosa Vesperata, concerto musical realizado a mais de 23 anos na Rua da Quitanda, com a participação da Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz e Banda do 3º Batalhão da Policia Militar, reitera a formação histórico musical do município e sua vocação para a música e para o turismo.

Mirante do Cruzeiro

Cachoeira do Tabuleiro !!

A cachoeira está situada no povoado de Tabuleiro a 19 km de Conceição do Mato Dentro. É a maior de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil, com 273 metros de queda livre. O guia Quatro Rodas 2003 a classificou como a cachoeira mais bonita do Brasil.
Uma trilha de 3 km da sede e com boa sinalização para chegar na cachoeira.
O valor de entrada para a cachoeira foi de R$10,00 e o mirante R$5,00.
A cachoeira também é conhecida como cachoeira do coração, devido ao formato do paredão rochoso de onde despencam as águas. Na parte de cima do paredão, há quedas e lagos, e junto ao local onde cai o grande volume d’água, encontra-se um grande poço rodeado por enormes blocos de rocha.
Visitamos os dois lugares, o mirante de onde se tem uma visão geral da cachoeira.

Visão do mirante


Estrada Real - Caminho do Diamantes !!

Passamos por:
Mariana - Centro de Atendimento ao Turista - Rua Direita, 91/93, Centro.
Catas Altas - Centro de Apoio ao Turista - Rua Direita, 91/93, Centro.
Santa Bárbara - Athens Palace Hotel - Rua Antônio Pereira Rocha, 163 B.
Cocais - Pousada Vila Cocais - Rua Aristides Augusto da Fonseca, 270 Praça de Santana.
Ipoema - Pousada Quadrado - Rua Moreira Pena, 147 - Centro.
Itambé do Mato Dentro - Pousada Lava-Pes - Rua Lava-Pés 209 Centro.
Morro do Pilar - Café com Arte e Chocolate - Praça Professor José Policarpo, 40 A - Centro.
Conceição do Mato Dentro - Secretaria de Turismo - Praça da Saudade, 111, Saudade.
Serro - Pousada da Mariana - Praça Teófilo Otoni, 44- Centro.
Milho Verde - Pousada Morais - Rua Direita, 76 - Centro.
Diamantina - Receptivo Minhas Gerais - Rua da Quitanda.








Milho Verde

Santuário do Caraça

sábado, 20 de julho de 2019

A energia, a paz, o aconchego e a história do Santuário do Caraça o transformam em um local muito especial para Minas Gerais. Uma de suas grandes atrações é a presença dos lobos-guará, que, todas as noites vêm comer nas mãos dos padres,  no adro da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. A área do Santuário passou a ser uma Reserva Particular do Patrimônio Natural em 1994, consolidando sua vocação de Santuário Religioso e Ecológico, verdadeiro laboratório natural.
A paisagem formada pela Serra do Caraça proporciona cenários realmente especiais. Além da fabulosa formação rochosa que dá nome ao local, os picos são as grandes referências no cenário do Parque cujas altitudes chegam a mais de 2000 metros.
Localiza-se a 25 km de Santa Bárbara, entre os municípios de Santa Bárbara de Catas Altas, com total estrutura para o turismo.



Mariana e Catas Altas - Estrada Real !!

domingo, 14 de julho de 2019

Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVIII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.

Centro de Mariana

Praça Minas Gerais, Mariana



Catas Altas, situada ao pé da Serra do Caraça, a apenas 120 quilômetros de Belo Horizonte, a aconchegante e turística cidade pertenceu ao ciclo do ouro. O primeiro registro de batismo encontrado, foi celebrado na antiga Matriz de Nossa Senhora de Conceição, em 1712. Nesta época já se delineava o aglomerado urbano que se formava ao redor da mineração. A exploração de ouro na Serra da Caraça, teve início em 1708.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Capela de Santa Quitéria, Catas Altas

Floresta Élfica - Princesa Élfica
Descrita pelos Elfos como a Estrla da manhã, esse termo significa que foi a mais bela entre os mais nobres Elfos.
A Princesa Élfica traz leveza e a pureza do reino élfico, com canções da floresta, servidas com cervejas refrescantes. Há grande celebração da vida aqui!

Aniversário 27 anos do Steel Goose - na Sede

A comemoração dos 27 anos foi realizada na sede nacional, localizada na rua José Vicente Lobo, 203 - Vila Cardoso, distrito de Conselheiro Lafaiete.






Moeda - MG

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Moeda oferece a oportunidade de se conhecer um trecho da Estrada Real. O pessoal adepto à prática de voo livre tem no alto da Serra da Moeda seu ponto de encontro.

Igreja Matriz São Caetano de Moeda

Estação Ferroviária de Moeda

Visitamos a cachoeira do limoeiro, fácil acesso e beleza garantida.

Cachoeira do Limoeiro

Estrada Real - Carrancas !!

terça-feira, 9 de julho de 2019


Carrancas, a terra das serras e cachoeiras !

A água brota em Carrancas como flores no cerrado, onde quer que você ande sempre irá encontrar pelo menos uma pequena nascente, ou pequeno poço.


Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição das Carrancas

A região foi desbravada pelos taubateanos João de Toledo Piza Castelhanos, seu irmão, o Padre Lourenço de Toledo Taques, e seus genros Salvador Corrêa Bocarro, Miguel Pires Barreto e José da Costa Moraes. Data de sua descoberta 1718, ano em que os mesmos teriam aí fixado residência, às margens do Rio Grande. Mais tarde, o povoado viria a ser denominado Nossa Senhora do Rio Grande. A Igreja Matriz foi construída em 1720. Em seu interior possui pinturas de Mestre Joaquim José da Natividade.

Marco da Estrada Real

Passa Vinte - Carlos Euler

terça-feira, 2 de julho de 2019

O acesso a Passa Vinte se dá para quem vem por Minas Gerais pela BR-267, a partir de Juiz de Fora ou Caxambu, quando na altura de Bom Jardim de Minas pega-se a MG-457 até a cidade. Pelo estado do Rio de Janeiro, na altura do distrito de Floriano, em Barra Mansa, entra-se na RJ-159, seguindo a mesma em direção ao distrito de Falcão, em Quatis e após a divisa dos estados, anda-se cerca e 5 quilômetros até o município.

Passamos em Passa Vinte em 2016, AQUI.


Cidadezinha com casas antigas mas muito bem conservadas, limpa, organizada e aconchegante. Os moradores são muito gentis e acolhedores.
Um morador, chamado Daniel, nos falou sobre o distrito de Carlos Euler e sobre a 'cachoeira de Carlos Euler' e assim fomos conhecê-la.
Existem 2 caminhos para o distrito e nós fomos pelo qual Daniel nos indicou, que levou uns 16 km, que para um turista é de melhor acesso e de lá, do distrito, até a cachoeira, leva mais 1,5 km.


Passando pelo centro do distrito, virar à esquerda e passar por baixo do pontilhão da linha férrea. Seguir 1 km e virar à esquerda, passando por uma ponte de madeira. Seguir mais uns metros até a primeira casa amarela, à direita. O dono do terreno não se importa de visitar a cachoeira, segundo informações dos moradores locais, porém, não pode entrar com veículo no terreno e o carro tem que ficar antes da porteira, que fica fechada com cadeado e o acesso de pedestres é pela tronqueira. É só seguir a estrada até lá.


Cachoeira Carlos Euler

Dores de Campos - MG

Dores de Campos encontra-se na Mesorregião Campo das Vertentes, à 220 km da capital do estado, Belo Horizonte. Localiza-se dentro da região da Trilha dos Inconfidentes, onde ficam também as cidades de Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes.


Memorial da Figueira Encantada

Nascida de um Mourão, fincada pelos bandeirantes em fins do século XVII, a Figueira Encantada se tornou símbolo de grande valor histórico e sentimental para a cidade de Dores de Campos. Tendo em sua plenitude se transformado em exuberante árvore com copa frondosa, sendo cantada no hino do município e estampada no brasão municipal.



XXVII Bike Fest Tiradentes 2019



Local: Centro Antigo de Tiradentes.

Junto aconteceu, das 19h até as 23h, o Festival de Blues e Jazz de Tiradentes.
Veja programação.





Edição de 2016 que participamos e contamos a história do evento, AQUI.