Steel Goose !!!

Rio de

Mourão

Janeiro

RJ

São João Del Rei - MG

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Pesquisando sobre a Estrada Real achamos um site sobre os pontos turísticos e suas histórias, http://www.institutoestradareal.com.br/.

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

Fizemos o cadastro no site para retirar o Passaporte, no qual logo depois recebemos em casa. Aproveitando a ida no Natal para o Rio de Janeiro na volta pegamos nosso primeiro carimbo no Passaporte em São João Del Rei, na pousada Magnólia (foto).

O Passaporte da Estrada Real é um registro único de todos os seus passos pela maior rota turística do Brasil. A cada parada, um novo carimbo confirma a sua passagem pelas belíssimas paisagens mineiras. Ao fim do percurso, o certificado é a certeza de que você fez uma das mais inesquecíveis viagens da sua vida.                              


A Pousada Magnólia fica ao lado da Igreja de São Francisco, na Praça Frei Orlando, 150 - Centro, São João Del Rei - MG


Cachoeira da Forquilha - Carmo da Mata - MG

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

A Cachoeira da Forquilha na cidade de Carmo da Mata no centro-oeste do Estado de Minas Gerais.

Hoje conhecemos uma das maiores e mais bela das cachoeiras da região, com seus 98 (noventa e oito) metros de queda-d`água. Fica em uma área particular, mas com fácil acesso.



Como chegar: Chegando no trevo, de Carmo da Mata, no sentido oposto do centro da cidade deve ir em direção ao Povoado da Furquilha seguirá por uma estrada de terra, passando por várias entradas de sítios. No final da estrada, está a Cachoeira da Furquilha, dando uns 7 km do trevo até o local da Cachoeira.



Fazenda Santa Clara (Santa Rita de Jacutinga)

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Na volta passamos pela linda Fazenda Santa Clara, localizada no município de Santa Rita de Jacutinga que é uma grande atração turística.

Numa outra oportunidade faremos uma visita pela sua história, fotos da estrada.





19º Rota do Sol Moto Fest !!

domingo, 29 de outubro de 2017

Participamos do evento em João Pessoa - PB


Local: Estacionamento do Mangabeira Shopping

Cidade: João Pessoa

Estado: PB


Organizador: Moto Clube Rota do Sol

Observação: Entrada 2 Kg de Alimentos Não Perecíveis.


Este evento tem o apoio e a Parceria da Revista Motoclubes.  



Passando na Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do continente americano e consequentemente da parte continental do Brasil. Localiza-se a leste da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, a quatorze quilômetros do centro da cidade e a três quilômetros ao sul do bairro de Cabo Branco.


                     

Marco Zero, Olinda e Porto de Galinhas !!

sábado, 28 de outubro de 2017



O Marco Zero do Recife é uma praça que marca o local onde nasceu a cidade, à beira do Cais do Porto. Localizado no Bairro do Recife (ou Recife Antigo).

O norte da praça encontrasse o porto do Recife, formado pelo Rio Capibaribe. Protegido por um dique natural, local em que se encontra o Parque das Esculturas com a famosa obra Coluna de Cristal de 32 metros de altura e inspirada em uma flor descoberta por Burle Marx e várias outras obras em cerâmica do artista Francisco Brennand.

À noite, ficamos no bar Rock Ribs, no próprio Porto.



Fundada em 1535, Olinda é a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Em Olinda visitamos a linda Catedral Sé de Olinda, na sacada da Igreja proporciona uma linda vista para toda orla e o Recife Antigo. Visita acompanhada pelo meu filho Yuri. 


Porto de Galinhas é uma praia localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. A região possui piscinas de águas claras e mornas.
No beco da Cirrose indicamos a barra da Betânia onde ficamos e comemos um delicioso peixe Cioba.
Acompanhado de Yuri e sua esposa Marília Pedroso.



Vejam o que me deparo em plena praia de Porto de Galinhas um posto de combustível de CHOPP !! não pude deixar de encher o tanque !!


Passando por 11 municípios - parte 2

segunda-feira, 23 de outubro de 2017



De Oliveira a Mendes - parte 2 saindo de Aiuruoca por Liberdade, Bocaina de Minas, Maringá, Maromba, Penedo e Mendes !

           Igreja N. S. do Rosario – Bocaina de Minas            


De forma mais ampla, o nome Visconde de Mauá é atribuído ao conjunto das vilas de Mauá, Maringá e Maromba e seus diversos vales, como o Vale das Cruzes, Alcantilado, Pavão e Grama. A região como um todo compreende parte dos municípios de Resende e Itatiaia, no estado do Rio, e Bocaina de Minas, em Minas Gerais 
                                     

Cachoeira do Escorrega, Maromba, Itatiaia, RJ

A cachoeira do Escorrega é o cartão postal de Visconde de Mauá, ela fica 3 km acima da vila da Maromba. Tem fácil acesso. Quase um programa obrigatório para quem vai a Visconde de Mauá.


No Escorrega bar e restaurante, com vista para a cachoeira, experimentei a cerveja local Serra Gelado (http://cervejariaserragelada.blogspot.com.br/). Das opções fabricada em Visconde de Mauá bebi a Serra Gelada Pinhão, pouca amarga e bastante carbonatada. Uma ótima cerveja artesanal.

Pernoitamos no Camping do Bosque, com ótimos preços.



No dia seguinte seguimos para Penedo - RJ que está localizado no Estado do Rio de Janeiro, às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) que liga o Rio de Janeiro a São Paulo. Além de ser uma das mais belas paisagens do país, tem o privilégio de oferece acesso fácil a outros destinos turísticos aos visitantes: Parque Nacional do Itatiaia, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá.


É a principal colônia finlandesa do Brasil, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local.


Passando por 11 municípios - parte 1

terça-feira, 17 de outubro de 2017


De Oliveira a Mendes - parte 1 por Lavras, Luminária, Cruzília e Aiuruoca !



Com objetivo de conhecer os pontos turísticos de Aiuruoca em 2 dias.


Terra desbravada em 1692 pelo padre João de Faria Fialho, capelão dos bandeirantes, conforme descrição de Bento Pereira de Sousa Coutinho em carta ao governador-geral do Brasil, D. João de Lencastre, datada de 29 de julho de 1694. fonte wikipedia.

Indicamos e ficamos hospedados na Pousada Kravo & Kanela. Ótima hospedagem, com Wi-Fi. Rua Coronel Oswaldo, 204 - Centro, Aiuruoca. Telefone(35) 3344-1910

- No 1 dia fomos ao vale dos Garcias encontrar lindas cachoeiras, poços, duchas, piscinas e hidromassagens naturais. Um lugar com uma beleza incrível. No trajeto ultrapassa 1800 metros de altitude, além de vários mirantes para apreciar a vista da região.

Vídeo, AQUI. 

Cachoeira dos Garcias


Prainha no vale dos Garcias


 Poço do Joaquim Bernardo na descida do vale dos Garcias

À noite lanchamos no Restaurante Central o qual fica situado na praça principal.


- No 2 dia fomos ao vale do Matutu (na língua indígena dos antigos habitantes, significa Cabeceira Sagrada) é um bairro rural de Aiuruoca, situado a 20 km (em estrada de terra) do centro da cidade. Faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Mantiqueira e é uma região muito bonita, com várias opções de pousadas e camping, porém, a grande maioria estava fechada por ser no meio da semana. É considerado pela UNESCO como Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Antes de chegar ao vale, se encontra a Cachoeira do Macaco. Não tem nenhuma placa indicando. A entrada fica do lado esquerdo de quem vai em direção ao vale, em uma tronqueira, ao lado de uma placa azul escrito "Amanda Pousada" que está ao lado direito.


                                      Cachoeira do Macaco
Vídeo, AQUI.

Casarão Matutu
Cachoeira das Fadas

A Cachoeira das Fadas é de fácil acesso e fica aproximadamente a 150 metros do Casarão Matutu, vale muito visitar.                                
              

Lavras !!

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Saímos num bate/volta de 200 km, em 12 de outubro.

Participamos do Congresso Técnico do JIMI – jogos do interior de minas, em Lavras.


Igreja Matriz de Sant'ana


Na volta aconteceu o que nunca desejamos num passeio, na cidade de Perdões – faltando ainda 60 km para Oliveira, a bomba de gasolina começa a não funcionar e chamamos o reboque da BR 381 que nos rebocou até a cidade de Santo Antônio do Amparo.

Deixamos a moto guardada no Restaurante Monteiro e Paula, que fica logo depois da entrada de Santo Antônio do Amparo sentido Oliveira, pois já era tarde da noite e pegamos ajuda com um dos nosso amigos Rafael Lima que nos levou até Oliveira de carro. 

No dia seguinte acionamos o socorro da Moto Street Oliveira para resgatar a moto.



Vamos agora aguardar o diagnóstico do problema.

Reunião Steel Goose, facção Oliveira !!

Dia 08 de outubro participamos da reunião do nosso moto grupo, no sítio Esmeralda - Oliveira.


Trajano de Moraes - RJ

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Saímos dia 07.09 de Oliveira - MG passando por Mendes - RJ e chegando a Trajano de Moraes - RJ. No domingo, dia 10.09 voltamos para Oliveira, passando por Além Paraíba, Leopoldina e Cataguases. Num total de 1200 Km.


Trajano de Moraes - Localiza-se na região serrana do norte fluminense. Trajano como é conhecido, é um paraíso climático e turístico.



Serra das Almas - Com 1.300 metros de altitude, é um dos pontos mais altos e bonitos do município. O caminho que leva ao topo possui 6 km. Do alto da Serra, descortina-se a vista panorâmica do Vale do Rio Grande, no distrito de Doutor Elias. Seu nome é uma referência ao pôr do sol no inverno naquela região. Quando escurece na cidade, ainda é dia no alto da Serra das Almas.


Sábado e Domingo passamos no charmoso distrito de Maria Mendonça. Um lugar bastante rural e aconchegante, vale apena visitar !!

Batizando o "Guardian Bell"

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Em 29 de julho, fomos a Poços de Caldas e aproveitamos o passeio passando na bela cidade de Boa Esperança com o objetivo de batizar o "Guardian Bell" na lago.



  

GUARDIAN BELL, O SINO GUARDIÃO

Diz a tradição que o sino tem que ser um presente, e que deve ser colocado na moto para afastar “maus espíritos”. Ele é colocado geralmente na parte inferior do quadro, próximo ao chão, para que o tilintar dele seja ouvido pela estrada. E se você roubar o sino de outro motoqueiro, ao invés de te proteger, você será amaldiçoado com todos os espíritos malignos que ele aprisionou.
Existem várias lendas ao redor do sino guardião, com diversas origens diferentes, mas nenhuma é dada como certa. Na minha opinião, é como toda superstição: no fundo, elas servem para ensinar algo com um propósito prático, como não passar por baixo de uma escada pois algo pode cair em cima de você. Nesse caso, o sino era relativamente útil para avisar quando alguém estava mexendo na sua moto (o tal mau espírito), já que os alarmes de moto ainda demorariam bem mais de meio século para aparecerem. Mas isso é discutível.
A lenda mais “mística” sobre o sino conta a história de um motociclista que estava voltando do México com os alforges carregados de presentes para crianças. No meio do caminho, foi surpreendido por criaturas místicas (ou talvez ele tenha experimentado peiote demais no México) que fizeram com que ele perdesse o controle e caísse da moto, ficando preso debaixo dela. Para espantar as criaturas, ele começou a atirar os presentes das crianças nelas. E ao pegar um sino entre os presentes, o tilintar dele fez com que outros motociclistas ouvissem o som, se aproximassem para ajudar, e expulsassem as criaturas. Em gratidão, ele amarrou os mesmos sinos na moto dos motociclistas que o ajudaram, e isso virou uma tradição. Dizem que até hoje as criaturas malignas das estradas fogem ao ouvir o tilintar de um sino guardião se aproximando.
Outra lenda diz que a estrada é repleta de espíritos malignos que gostam de causar problemas mecânicos nas motos, chamados de gremlins, e que o tilintar de um sino guardião recebido como presente os espanta.
Uma terceira lenda diz que esses mesmos gremlins são atraídos e ficam presos na parte oca do sino. Com o andar da moto, o tilintar do sino os enlouquece, até que eles se jogam e caem na estrada. E é assim que os buracos surgem.
Já sobre a origem histórica do sino, alguns defendem que ela data dos tempos das carruagens, pois algumas pessoas as ornavam com sinos para avisar seus familiares que eles estavam chegando com segurança em casa.
Outros defendem que a origem é mais recente, surgiu em 1930 em Sturgis, porque o pessoal do Jackpine Gypsies Motorcycle Club davam sinos como passe de entrada para as corridas que eles organizavam.
Não importa a origem, ou no que você acredita. O significado do sino guardião é um só: Quando você vê alguém na estrada com um desses, você sabe que o cara foi presenteado com o que há de mais importante na estrada: a amizade de outro colega motoqueiro.

16º Encontro Nacional de Bom Despacho !!

segunda-feira, 17 de julho de 2017