Vejam o vídeo da nossa passagem, AQUI.
Em 1876, o então Distrito de Santo Antonio de Rio Bonito, hoje Conservatória, estava no auge com os seus cafezais. O único meio de transporte era feito no lombo de burro, sendo necessário criar uma ferrovia, cujas obras tiveram início em 1877 e, em 1880 chegaram próximos a uma grande montanha, tornando necessário a abertura de um túnel. Foi aberto com duas frentes de trabalho escravo, que se encontraram no meio daquela escavação.
O Túnel tem 95m de extensão, 5m de largura e 3,5m de altura todo de pedra, sem qualquer revestimento, iluminado com lampiões antigos à eletricidade e com calçamento em pé-de-moleque. O Túnel encontra-se no estado de rocha bruta, sendo possível observar o trabalho artesanal dos escravos em sua escavação. O atrativo não apresenta manifestações artísticas de maior interesse e destina-se a passagem de carros e de pedestres.
Foi construído na condição de dar passagem a antiga Maria Fumaça. O túnel possui uma fonte que corre água pura em seu interior, chamada Fonte da Saudade.
Diz a lenda: Quem bebe dessa água jamais se esquece e sempre volta a Conservatória:
Atenção:
Bebendo:
1 copo - você voltará;
2 copos - você rejuvenecerá;
3 copos - você terá uma diarréia na certa, porque a água é ferruginosa e não aconselhamos beber demais.
0 comentários:
Postar um comentário