Steel Goose !!!

Rio de

Mourão

Janeiro

RJ

Passa Vinte – MG

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Entre idas e vindas de Mendes a Oliveira, visitamos a cidade de Passa Vinte – MG, que fica a 25 km da MG457.



Passa Vinte é um município de um pouco mais de 2 mil habitantes. Pertencia ao município de Aiuruoca e foi emancipada em 1953

Vídeo da chegada a Passa Vinte.





A Festa de Santo Antônio, realizada nos dias 12 e 13 de junho é tradicional na cidade, atraindo grande números de fiéis.
Uma festa da cidade muito conhecida é o Festival de Chope, o maior da região em público, e que todos os anos atrai milhares de visitantes à cidade e é realizado no mês de novembro. Outra festa que atrai visitantes do estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo é o Torneio Leiteiro, realizado após a semana de páscoa, em abril. Fonte: http://www.passavinte.mg.gov.br/






São 25 km de estrada entre lindas montanhas e deslumbrantes paisagens. Um lugar com muito ar fresco.

Passando pelo Túnel que Chora !!!

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dia 02 de maio passamos pelo Túnel que Chora, também conhecido como Túnel Maria Nossar está situado na Rua das Flores, próxima a RJ 137 (Barra do Pirái / Conservatória), tendo como entornos a Fonte da Saudade e o Vilarejo Hotel. Sua construção teve início em 1880, tendo sido terminado em 1883.

Vejam o vídeo da nossa passagem, AQUI.

Em 1876, o então Distrito de Santo Antonio de Rio Bonito, hoje Conservatória, estava no auge com os seus cafezais. O único meio de transporte era feito no lombo de burro, sendo necessário criar uma ferrovia, cujas obras tiveram início em 1877 e, em 1880 chegaram próximos a uma grande montanha, tornando necessário a abertura de um túnel. Foi aberto com duas frentes de trabalho escravo, que se encontraram no meio daquela escavação.


O Túnel tem 95m de extensão, 5m de largura e 3,5m de altura todo de pedra, sem qualquer revestimento, iluminado com lampiões antigos à eletricidade e com calçamento em pé-de-moleque. O Túnel encontra-se no estado de rocha bruta, sendo possível observar o trabalho artesanal dos escravos em sua escavação. O atrativo não apresenta manifestações artísticas de maior interesse e destina-se a passagem de carros e de pedestres.

Foi construído na condição de dar passagem a antiga Maria Fumaça. O túnel possui uma fonte que corre água pura em seu interior, chamada Fonte da Saudade.

Diz a lenda: Quem bebe dessa água jamais se esquece e sempre volta a Conservatória:
Atenção:
Bebendo:
1 copo - você voltará;
2 copos - você rejuvenecerá;
3 copos - você terá uma diarréia na certa, porque a água é ferruginosa e não aconselhamos beber demais.