Steel Goose !!!

Mourão

Janeiro

RJ

Nosso Réveillon 2015/16 em Conservatória !!

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Saímos da Cidade de Mendes – RJ, dia 31.12, para passar a virada do ano numa cidade tranquila e que tivesse alguma opção de música. Passamos por Vassouras - RJ e Barra do Piraí – RJ sem nenhum movimento para o Réveillon, decidimos então esticar até Conservatória – RJ.
Segue o link com toda a programação, mapa e tempo de viagem na planilha, AQUI.

Conservatória é o sexto distrito do município de Valença, no estado do Rio de Janeiro. A 370 quilômetros de São Paulo, 142 quilômetros do Rio de Janeiro, 28 quilômetros de Barra do Piraí e a 34 quilômetros da sede municipal.
O distrito tem uma população de 4.182 habitantes, de acordo com o Censo 2010 do IBGE.
Anteriormente denominado Santo Antônio do Rio Bonito, situa-se em um vale da Serra do Rio Bonito, com área aproximada de 240 km². Faz divisa com o estado de Minas Gerais, com os distritos de Santa Isabel do Rio Preto, Parapeúna, Pentagna, Valença (sede do município de mesmo nome) e com o município de Barra do Piraí.
Famoso por suas serenatas, tradição conservada pelo turismo, e pela observação de Óvnis na Serra da Beleza.

Música: fator de desenvolvimento local

Conservatória sofre, como outras localidades do Estado do Rio de Janeiro, o problema do êxodo rural. Mas esse fenômeno não lhe traz grande abatimento econômico devido ao fluxo turístico, 90% do Rio de Janeiro e de São Paulo, atraído pela tranquilidade bucólica.

A tradicional serenata, realizada toda sexta-feira e sábado, partindo às 23h do Museu do Seresteiro e seguindo noite adentro, é o elemento nuclear das atrações musicais, que também incluem a Solarata (realizada nas manhãs de domingo) e as serestas (canto em espaços fechados) realizados em diferentes hotéis e pousadas. Os turistas são atraídos pela atmosfera romântico-musical das diferentes apresentações, hospedando-se nos hotéis e pousadas para poderem acompanhá-las. Geram, dessa forma fluxo de renda e consequente emprego de mão-de-obra local. Conservatória conta atualmente com mais de 2 mil leitos para atender os turistas, e esse fluxo exige uma qualificação maior de seus técnicos nas fazendas, hotéis, pousadas e restaurantes.

Ficamos no restaurante Recanto dos Artista, onde passamos a virada do ano com muita música do nosso MPB.