Steel Goose !!!

Rio de

Mourão

Janeiro

RJ

Caquende e Capela do Saco

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Rolê de 500 km, com objetivo de conhecer Caquende - SJDR e Capela do Saco - Carrancas.
Saímos de Oliveira passando por Tiradentes e Barbacena (reunião de trabalho) e seguimos para Caquende com objetivo de fazer a travessia de balsa até Capela do Saco.
Aquele que seguir os marcos da Estrada Real, sentido São João Del Rei/Carrancas, á 20 km da MG 265, estrada de chão, certamente que passará pelo povoado do Caquende e lá encontrará, inserido numa bela paisagem à margem da represa de Camargos, um local encantador. 
Acredita-se que a origem do topônimo Caquende é proveniente do termo “Cáaquém-de”, ou seja, “cá aquém de lá”, pois o lado de cá (o do Caquende) estava aquém do de lá (do da Capela do Saco/Carrancas). Em 1873, segundo o que está escrito no livro “Três Ilhoas”, de José Guimarães (03 vols., 04 tomos - 1990/98, “Obra Póstuma”), existiu uma ponte sobre o Rio Grande, ligando as “terras de cá” com “as terras de lá”, ou seja, o Caquende com a Capela do Saco. 
O termo “Caquende” também pode ter sua origem no idioma Iorubá/Nagô (de uma família lingüística nígero-congolesa, falada no sul do Saara/África); em Sabará-MG, existe o Chafariz do Kaquende (com “K”), edificado em 1757; na obra de Guimarães Rosa, no conto “Um moço muito branco” (in: Primeiras Estórias), aparece um tal de José Kakende (com dois “k”); pude constatar que o termo Caquende, num certo dialeto aborígene africano, pode significar “água limpa”. Caquende é um povoado de ruas calmas, com casas construídas a partir do redor da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e onde o visitante poderá desfrutar-se de extensos gramados, apreciar o clima ameno, a boa culinária local, além de facilmente travar animada prosa com a sua gente hospitaleira.

Chegando a Caquende fomos surpreendido que a travessia da balsa não funcionava a 3 anos e para conhecer Capela do Saco tivemos que dar a volta até Carrancas.

O distrito de Capela do Saco está a cerca de 30 km de distância da sede do município de Carrancas e é banhado pelo Rio Grande, um dos principais rios de Minas Gerais, hoje represado em um lago chamado Represa dos Camargos, que atrai muitos visitantes nos finais de semana para a prática de esportes ou para simplesmente relaxarem em suas águas..