Steel Goose !!!

Mourão

Janeiro

RJ

Passeio a Arraial do Cabo - Rio de Janeiro !!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

No dia 12 de abril de 2016 saímos de Mendes - RJ sentido Arraial do Cabo – RJ, um dos passeios mais desejados por nós. O tempo nos ajudou com dias lindos de sol. Visitamos Praia Linda em São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Praia das Conchas, em Cabo Frio. Na volta para Mendes dia 16 de abril passamos por Teresópolis, Itaipava – Petrópolis.

Arraial do Cabo é um município brasileiro na região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. A cidade é costeira, e tem uma altitude média de apenas oito metros. Fundado em 1503 pelo conquistador Américo Vespúcio, foi elevado a município apenas em 1985, após a emancipação de Cabo Frio. Tendo em 2014 uma população de apenas 28 866 habitantes segundo o IBGE. As rodovias que servem o município são a RJ-140/BR-120 e a RJ-102.

Segue o link com toda a programação, mapa e tempo de viagem na planilha, AQUI.

A cidade de Arraial do Cabo, como o nome indica, é realmente um cabo, um pedaço de terra grande (superior ao pontal e ponta) adentrando ao mar, possui pequena diversidade de praias em enseadas, entre estas pode se considerar que estão algumas das praias mais belas do mundo.
O município é conhecido como a "capital do mergulho". As praias de águas transparentes e areia muito branca tornam sua costa num dos locais brasileiros mais propícios para a pesca submarina e mergulho.

Impossível de ir a Arraial do Cabo e não fazer o passeio de Barco. Eles duram uma média de quatro horas e passam pelas mais belas paisagens de Arraial do Cabo. O roteiro inclui paradas no Pontal do Atalaia (Prainhas) e Ilha do Farol, passando pela Gruta Azul. O nome vem dos efeitos causados pelas paredes internas, que têm tons dourado e prateado e que se tornam azuis de acordo com a incidência de luz. Finalizando na Praia do Forno dando um tempinho para comer um bom peixe e camarão. As embarcações partem da praia dos Anjos.

A noite não deixávamos de passar no Restaurante Farol Velho, do amigo Alex, com cervejas (mais de 50 rótulos) artesanais e ótimos pratos de fruto do mar. O Restaurante fica localizado no início da Praia dos Anjos.

Entre vários pontos turísticos visitamos:

Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira: Possui esqueletos de animais marinhos, peças de naufrágios que ocorreram na região e aquários com animais vivos.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios: erguida em 1506 pelos portugueses, a igreja está entre as primeiras edificações do país. Singela, fica em uma elevação debruçada sobre a praia dos Anjos.

No dia 14 fomos à Praia das Conchas. É uma praia localizada no bairro do Peró, na cidade de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro.
É frequentada pelos aficionados pela pesca de arremesso. Os peixes mais capturados nesta praia são o badejo, a anchova e a tainha. O lugar oferece também uma bela vista das ilhas de Cabo Frio. Em toda sua orla existem quiosques, restaurantes e música ao vivo.

Dia 15 passamos o dia no Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo. Programa preferido dos casais, assistir ao pôr-do-sol no Pontal do Atalaia, é imperdível. Um dos poucos lugares do Brasil onde o Sol põe-se no mar. As pedras ficam a 180 metros de altitude, com uma incrível vista panorâmica da cidade e das praias.
Passamos na Prainhas, local que tem uma escadaria de madeira com 246 degraus até chegar a praia. Essa praia com tem uma água super limpa e transparente. No final da tarde fomos ao Restaurante e Pousada Loucura Marinha, que fica no pontal, com uma linda vista para praia dos Anjos e Forno. Indicamos lá o pastel de camarão (excelente).

Acordamos cedo dia 16 de abril e voltamos para casa com a ideia de passarmos por Teresópolis.
O nome do parque deriva da semelhança dos picos da serra com os tubos de órgãos de igreja, derivando daí o nome Serra dos Órgãos.

Um dos principais pontos turísticos da Região Serrana do Rio, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é referência em todo o Brasil devido a seus atributos naturais e ao leque de opções a aventureiros dos mais variados estilos.

Fonte:(http://vejario.abril.com.br/materia/turismo/dez-motivos-visitar-parque-nacional-serra-orgaos).